Login

Quem está online

Temos 28 visitantes em linha

Inquérito

Gosta do novo site?
 

Redes Sociais

Historial (Evolução Histórica)


A AEPIN- Associação Empresarial do Pinhal Interior, foi constituída em 1991, com o objectivo de suprir uma lacuna existente nesta região em termos de associativismo empresarial.

A associação foi constituída por um grupo de empresários dos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Alvaiázere.

Entretanto e ainda na fase de instalação da A E P I N, encontraram-se grandes dificuldades, na obtenção de apoio para o desenvolvimento da sua actividade, quer em termos de meios humanos, quer em termos de espaço físico para a sua instalação.

Conseguiu-se entretanto um local e durante os primeiros dois anos a AEPIN prestou algum apoio informativo pontual a empresas locais, organizou acções de formação profissional e juntamente com outras associações locais, dinamizou o programa “ luta contra a pobreza ” em Figueiró dos Vinhos.

A AEPIN apresentava por essa altura, alguma visibilidade, em termos locais, que se traduziu na inscrição de cerca de meia centena de associados.

A AEPIN foi caminhando lentamente mantendo-se com uma fraca actividade que durou dois anos e foi neste contexto que, no início de 1998, um grupo de empresários locais reflectiu sobre esta questão tendo constatado a necessidade de reactivar a AEPIN


Apresentação da AEPIN e Histórico da Formação Realizada

 

Assim em 1999 a AEPIN elaborou um programa de acção que assentou sobre quatro pilares fundamentais:


-Prestação de serviços de apoio às empresas;

-Projectos estruturantes;

-Movimento associativo;

-Formação profissional;


Desde 1999 a AEPIN tem vindo a implementar um conjunto de acções que têm a finalidade de promover iniciativas de utilidade regional e empresarial e fomentar

o associativismo.


A AEPIN tem igualmente promovido um conjunto de colóquios nos concelhos da sua jurisdição nos temas onde se tem verificado maior necessidade de

informação, entre os quais podemos destacar, Higiene e Segurança no trabalho, Higiene alimentar, Licenciamento, Fiscalidade e qualidade.


Em termos de acções de formação profissional temos promovido com sucesso acções nas seguintes áreas:

-Informática

-Comércio

-Secretariado e Trabalho Administrativo

-Gestão e Administração

-Contabilidade e Fiscalidade

-Vitrinismo e Decoração de Montras

-Autocad

-Industrias Alimentares

-Construção Civil-

-Area da Hotelaria /Industria alimentar


Continuamos a apostar na formação profissional promovendo os mais variados cursos que tem uma boa aceitação pelas empresas nossas associadas.


A nossa actividade tem permitido o ingresso de novos associados, o que nos permite encarar o futuro de forma positiva.


Concorremos em parceria com a Câmara Municipal ao projecto de Urbanismo Comercial "URBCOM" para modernização do centro histórico da vila de Figueiró dos Vinhos, tendo conseguido a sua aprovação pela Direcção Geral de Empresas.


Apoiou a modernização de vinte e duas lojas do centro historico da vila, bem como a reestruturação urbana, salientando-se a remodelação da rua Dr. Manuel Simoes Barreiro e da antiga praça de taxis


No ambito do programa MODCOM (Modernização do comércio) apresentamos projectos de dinamização comercial para Figueiro dos Vinhos e Castanheira de Pera, tendo ambos sido aprovados e iniciada a sua concretização em meados de dezembro de 2008. Estes projectos decorrerão até meados de 2010.


Em parceria com a PROFIFORMA decorem acções de formação profissional no ambito do programa POPH (Programa operacional Potencial Humano), visando deste modo a qualificação profissional dos quadros activos dos nossos associados. Funciomanos com cerca de 10 turmas em horário pós-laboral em Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Perâ.


O nosso objectivo é garantir a consolidação da AEPIN, em termos locais informando e prestando um apoio técnico cada vez de maior qualidade, às empresas associadas, contando actualmente com cerca de 300 associados.